Glossário CoronaKids

 

Nos últimos tempos tens tido certamente contacto com diversas palavras e expressões de que nunca ouviste falar. Algumas já sabes hoje o que significam. Mas nos próximos dias vamos deixar-te aqui gradualmente a explicação para muitas outras sobre as quais ainda poderás ter dúvidas.

----- A -----

 

Agente de saúde pública 

É o que todos nós somos se nos mantivermos bem informados e cumprirmos as orientações da Direção-Geral da Saúde de ficar em casa, para, neste caso, evitarmos sermos contagiados e contagiar os outros com o novo coronavírus.

Assintomático 

É quando quem está doente não apresenta os sintomas da doença. Neste caso da COVID-19, os principais sintomas são: febre, tosse, dificuldade respiratória ou dores no corpo.

Açambarcamento 

É comprar uma quantidade excessiva de produtos, provocando a falta destes nos supermercados e lojas, impedindo que outras pessoas também os possam comprar.

----- C -----

Contágio 

Acontece quando há transmissão de uma doença. O coronavírus SARS-CoV-2 transmite-se através do contacto próximo com pessoas infetadas (gotículas libertadas pelo nariz quando espirramos ou pela boca quando tossimos), ou com superfícies e objetos contaminados.

Contenção — fase de contenção

Primeira fase de resposta a um surto epidémico em que se pretende prevenir sobretudo o contágio da doença.

Coronavírus 

Família de vírus que podem causar infeções semelhantes a uma gripe ou evoluir para uma doença mais grave (por exemplo, pneumonia). 

COVID-19 

É o nome da doença causada por este novo coronavírus, descoberto em dezembro de 2019, chamado SARS-CoV-2.

----- D -----

DGS 

Direção-Geral da Saúde

Diagnóstico 

É o nome que se dá quando o médico conclui qual é o problema de saúde do doente que está a investigar.

----- E -----

Epidemia 

Ocorrência súbita de uma doença, especificamente infeciosa, que se dissemina rapidamente na população; surgimento de múltiplos surtos da mesma doença em diferentes locais ou comunidades de uma ou mais regiões.

 

Etiqueta respiratória 

Quando espirramos ou tossimos devemos fazê-lo para o cotovelo ou para um lenço que depois deitamos fora. Depois de deitarmos o lenço no lixo devemos lavar as mãos com água e sabão ou utilizar uma solução de base alcoólica. Quando espirrares ou tossires, lembra-te: Esconde o espirro ou a tosse com o braço!

 

Estado de emergência 

Foi decretado pelo nosso Presidente da República, a 18/03/2020, devido à situação de emergência de saúde pública por causa da COVID-19. O estado de emergência permite que o governo tome medidas que considera importantes para lidar com esta doença que é tão contagiosa, nomeadamente encerrar todos os estabelecimentos comerciais que não sejam de bens de primeira necessidade.

----- G -----

Gotículas

Gotas muito pequenas.

----- H -----

Higienização das mãos 

Lavar as mãos frequentemente durante vinte segundos com água e sabão ou produtos com base alcoólica.

----- I -----

 

Isolamento social 

Significa que se deixa de participar em atividades sociais em grupo, como trabalhar e estudar, ou de entretenimento, como ir ao cinema, a concertos, brincar no parque infantil, jogar à bola com os amigos, dar um passeio ou fazer caminhadas em grupo.

Infetado com o novo coronavírus

É o indivíduo que fica contaminado com o vírus SARS-CoV-2, mesmo que por vezes não tenha os sintomas da tosse, febre ou dificuldade respiratória.

----- M -----

 

Mitigação da COVID-19

Fase do combate à pandemia que em Portugal se iniciou a 26/03/2020. É a terceira e a mais grave fase de resposta à doença COVID-19. Nesta fase, os doentes que têm sintomas ligeiros ficam a recuperar em casa.

----- N -----

Novo coronavírus 

Chama-se SARS-CoV-2 e foi descoberto em dezembro de 2019 na China. Ainda não se sabe tudo sobre este vírus, que ainda está a ser investigado por cientistas de todo o mundo. As letras significam síndrome respiratória aguda grave – coronavírus – 2.

----- O -----

Óbitos 

Mortes.

----- P -----

Pneumonia

Infeção respiratória grave.

Prevenção da COVID-19

Falamos de prevenção quando falamos de medidas que ajudam e evitar a doença, como por exemplo o distanciamento social, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória.

----- Q -----

Quarentena 

É o isolamento de indivíduos pelo período máximo de incubação da doença.

----- S -----

SNS 

Sistema Nacional de Saúde

SNS24 

É o centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde, disponível 24 horas/dia, cujo contacto telefónico é o 808 24 24 24.

Surto

É um aumento repentino de determinada doença, num determinado momento e local.

----- T -----

Testes de despistagem 

Testes médicos que permitem saber se a pessoa está infetada com o novo coronavírus.

Transmissão comunitária 

Falamos de área de transmissão comunitária quando não é possível identificar quem transmitiu o vírus a determinada pessoa.

          

----- V -----

                            

Vírus

Pequenos agentes infeciosos, só visíveis ao microscópio.

 

----- Z -----

Zaragatoa

Instrumento clínico, semelhante a um pincel ou cotonete, que permite recolher uma colheita que depois é analisada e determina se o indivíduo está ou não infetado, neste caso com o novo coronavírus.

Criado por:

logo_ideiascomhistoria.jpg

Parceria:

dgs.jpg

Apoio:

fcgulbenkian.jpg
edp.jpg