A minha cidade
Como é que gostavas que fosse a cidade, vila ou aldeia onde vives?
E do que é que gostas mais no local onde vives?
Envia-nos as tuas opiniões, que nós publicamos!

Eu vivo em Vila Nova de Gaia, aquilo que eu não gosto é da poluição, e ainda mais presente na sociedade atual a COVID-19, em que nós cá no Porto provamos respeitar as ordens no S. João. Gosto da minha cidade, pois compreende e faz por que acabe este confinamento.
(Ana Rita Ferreira)
O lugar onde eu viveria, o local onde eu quereria viver, teria ruas limpas, com várias lojas ao redor vendendo vários tipos de coisas, no final de uma rua iria ter um grande salão de jogos e brinquedos bem divertidos e seria grátis para todas as pessoas. E não teria nenhum vírus do mal, somente vírus benéficos, um lugar sem desigualdade, violência sem pessoas passando fome nas ruas, pedindo dinheiro. Todos teriam uma casa bem grande com filhos e animais, uns cuidariam dos outros sem chingamentos e palavreados. Esse seria o lugar onde eu viveria!!!
(Miguel, 10 anos)
Eu acho que onde eu moro as pessoas são cuidadosas com o coronavírus (COVID-19).
(Marina)
Olá, eu sou a Leonor, vivo em Odivelas e gostava que houvesse mais caixotes de reciclagem, desinfetantes e luvas descartáveis à porta dos parques, gosto da maior parte dos locais públicos, principalmente dos que se localizam no meu bairro.
(Leonor Santos)
Eu gosto de morar uma cidade porque gosto.
(Beatriz)
Eu acho que foi uma boa história que conta o que estamos a viver e assim podemos contar esta história às gerações futuras.
(Matteo)
Eu queria que a minha cidade fosse grande, mas que não houvesse a COVID-19 e mortes por causa do SARS-CoV-2, a pandemia e o vírus.
(Mariana)
Eu queria que na minha cidade houvesse imunidade em todas as pessoas.
(Iana)
Gostava que o local onde vivo tivesse mais supermercados perto, e o que gosto mais na minha cidade é de ser calma, pois prefiro sítios pacíficos para viver.
(Eduardo Santos)
O que eu gosto mais na minha vila é que é muito calma e não passa muita gente (mas o que eu acho estranho é que passa mais gente na quarentena do que em dias normais) é perto dos supermercados, é perto da praia e é muito perto do trabalho do meu pai.
(Rafaela Lopes)
Eu gostaria de viver numa vila e o que eu mais gosto aqui é que tem muito lugar para comer e que a minha rua é «deserta» então estou mais à vontade aqui.
(Iara, 12 anos)
Eu vivo em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, me mudei para essa casa onde estou há pouco tempo, adoro a minha cidade, por que aqui é bem tranquilo, afastado do movimento dos carros, de barulho e de tráfego de muitas pessoas. Adoro passear pela orla da praia, andar de bicicleta, sair com minha família, mas cumprindo todas as orientações das autoridades de saúde. Gostaria que a população da minha cidade fosse mais consciente, mantendo o distanciamento obrigatório e se protegendo mais uns aos outros. Juntos vamos conseguir! Vai ficar tudo bem! :3
(Anna Luysa)
Eu vivo na Aldeia dos Gatos e gostava que não houvesse tantos insetos e esqueletos de animais mortos por causa dos insetos ou por causa dos gatos ou por causa dos dois.
(Pedro)
Vivo no concelho de Santa Maria da Feira, mais especificamente na Vila de Mozelos, vivo lá desde que nasci, gosto muito de brincar na praceta ao pé de casa, lá posso jogar à bola, andar bicicleta entre outras coisas. Na minha vila existe o parque do Coteiro onde gosto de fazer caminhadas com os meus pais e fazer piqueniques no verão com a família toda. Mozelos é tranquilo de viver. O único aspeto que gostava de mudar era os habitantes terem mais cuidado com a poluição nas áreas de lazer comuns. Visitem a minha terra! Vão gostar!
(Simão Ramos)
Eu vivo numa cidade, Fátima. Eu gosto bastante dela, mas gostaria mais se ela tivesse mais estradas onde poderíamos andar de bicicleta ou patins. Também preferia se no 13 de maio não estivesse tanta gente, mas por um lado é bom. O que eu mais gosto do local onde vivo são os vizinhos e os amigos. Em Fátima em tenho vizinhos super carinhosos e simpáticos e amigos que estão lá para me ajudar.
(Ruhshona Umarova)
Eu adoro a minha vila, o que mudava nela era que tivesse um parque infantil e mais jardins. O meu lugar favorito é a minha antiga escola onde fiz vários amigos e vivi vários momentos importantes. Queria que isto da COVID-19 acabe rápido, para conseguir ver os meus amigos pessoalmente. VAI FICAR TUDO BEM!!
(Ana Rita, 11 anos)
Gostava na minha cidade de ter as pessoas a andar só por necessidade para os mais velhos só saírem de casa num caso extremo, também gostava que tivesse mais paz (não haver roubos/ mortes/desastres) ❤ Juntos vamos superar ❤ Ficando em casa e respeitando as leis ❤
(André Pinhal)
Gostava que na minha vila (Anta), tivesse um parque, mais jardins, mas primeiro, queria que as pessoas da minha vila cuidassem de si nesta época.
(Matilde Ferreira)
Eu gostaria que fosse uma vila o que eu mais gosto no lugar que eu vivo é que tem muitas pessoas e é mais perto da escola e mais perto da comida.
(Iara Rodrigues)
Gostava que a minha vila estivesse como dantes, com os cafés abertos, lojas de roupa e até veterinários. O que gosto mais da vila onde vivo é do meu terraço, pois é enorme.
(Pedro Gil)
Eu preferia que a minha vila fosse mais alegre e eu gosto do meu mato à frente de minha casa.
(Duarte Monteiro)
A cidade porque tem praias, lojas, piscinas, zoológicos.
(Leandro Soares)
Gostava que pensassem mais no meio ambiente mas mesmo assim adoro viver aqui pois é um sitio calmo.
(Letícia Matos)
Gostaria que não houvesse poluição na vila de Sesimbra, gostaria de ir à praia sem muita gente, gostaria de poder sair de casa sem máscara. Eu gosto de viver em Sesimbra porque gosto do MAR.
(Afonso)
Eu moro numa vila. Eu gostava de ter um parque de diversões, o masterchef, o parque aquático, um hotel de 1111 estrelas, uma escola de teatro, 3 festivais de tecnologia, sim, mas ainda a minha vila é perfeita, o presidente não liga muito aos habitantes. E temos infetados, os habitantes tem muito medo de sair da rua, sábado teve menos gente, de domingo a terça não respeitaram as regras de confinamento. Porque estava calor. Adeus!
(Afonso Oliveira)
Eu adoro viver em Sesimbra porque estamos perto do mar e gostava que o vírus saísse de Sesimbra.
(Leonardo)
Eu gostaria que as pessoas tivessem mais cuidado com a COVID-19 e que só saíssem de casa quando for mesmo necessário. O que eu mais gosto é a forma como mesmo com esta pandemia as pessoas continuam a comunicar de forma segura e espero que não se desleixem.
(Ricardo Magalhães)
Moro em Mozelos. Apesar de ser uma vila tranquila e eu gostar de morar aqui, frequento mais a vila de Argoncilhe. É lá que moram os meus avós, foi onde frequentei a pré-escola e o 1.º ciclo. Tenho lá muitos amigos a viver e conheço os espaços públicos, onde nos encontramos e nos divertimos.
(Rita Magalhães)
Gostava que na minha vila houvesse um parque de futebol e baloiços para os mais pequenos, mas no geral gosto da minha vila. Gostava que as pessoas respeitassem todas as regras da COVID-19, para podermos voltar o mais rápido possível à escola.
(Laura)
Eu gostava que a minha cidade fosse mais mexida e o local que mais gosto não é nenhum.
(Sofia Machado)
Eu vivo em Grijó e gosto muito da minha vila mas por vezes vejo muita gente junta no mesmo sítio e sem estar a usar máscara para a proteção contra a COVID-19. É uma vila muito bonita e grande temos parques e jardins para convivermos e também temos um campo de futebol para brincar. Aqui temos várias escolas e tambem um grande monumento, o mosteiro.
(João Santos)
Gosto muito da vila onde vivo porque é muito sossegada, tem tudo o que preciso desde escolas, lojas, cafés, restaurantes, posto médico, farmácias, transportes, praia, piscina e parques. Embora a minha vila seja espetacular há sempre algo a melhorar, como novas zonas verdes com árvores e jardins, novos equipamentos para praticar desporto e menos poluição.
(Maria João Ferreira)
Gostava que fosse maior e divertida e que tivesse amigos. Mas eu adoro as piscinas municipais de São Brás e o parque de exercício físico.
(Margarida)
Gostaria que a minha cidade tivesse mais lixeiras para os fumantes não jogarem o cigarro no chão, que tivessem mais praças para passear com os cães. Gostaria também que fossem tomadas medidas para que as pessoas cumprissem o isolamento.
(Anna Xavier)
Com uma loja de gatos, um parque aquático, o arena shopping, o Oeiras Parque e uma mansão, um casino , o IKEA , lorishopping, e muitas casas para nós vivermos lá.
(Tiago P. Oliveira)
Eu gosto da minha cidade assim como ela é, gostaria que toda a gente se proteja com máscara da COVID-19. O que eu mais gosto da minha cidade é a nave desportiva.
(Eduardo, Espinho)
Eu gostava que a minha cidade fosse mais limpa e que tivesse mais parques para as crianças e acho que é só.
(Martim)
Eu não alterava nada no local onde vivo, pois temos tudo o que precisamos para vivermos com qualidade de vida. Ar puro, ou seja, muita floresta para explorar. Temos parques para brincar e tudo que necessitamos para o nosso dia-a-dia. (Anta, Espinho)
(João Pedro)
Eu gostava que a minha vila ajudasse mais as pessoas pobres e sem casas para morar. O que eu gosto mais na minha vila é a praia (Sesimbra).
(Joana)
Eu gostava que todas as pessoas da minha vila saíssem de máscara para a COVID-19 acabar o mais rápido possível. Mas sem ser isso adoro a minha vila.
(Ana Pascoal)
Gostava que a COVID-19 não estivesse nesta região e o que gosto mais nela é o facto de ter um centro de estudos mesmo aqui perto.
(Joana)
Gostava que na minha vila houvesse menos poluição e passeios para andarem a pé e de bicicleta, já que vivo numa zona com matas e perto da praia!
(Pedro M.)
Eu gosto da minha cidade tal como ela é e gosto muito dos vizinhos que são muitos simpáticos e estão sempre de bom humor. Mas eu gostava mais que todos estivessem seguros, de boa saúde e que ninguém passasse fome nem estivesse doente ou de má saúde.
(Isabel)
A minha vila é São Félix da Marinha, uma vila acolhedora e carregada de boa disposição e pessoas que estão sempre prontas para se ajudarem umas ás outras. Temos praias ao virar da esquina, o que de certo é muito bom. Há um agrupamento de escuteiros do qual faço parte, resumindo esta vila é espantosa mas acho que precisava de mais espaços como um parque e sítios onde nos possamos sentar a conviver. E quando isto tudo passar, prometo que é o que vamos fazer.
(Leonor Nunes)
Eu adoro a vila onde vivo, é acolhedor, todos se conhecem, tem um agrupamento de escuteiros, são todos muito simpáticos e divertidos, falo porque sou escuteira desse agrupamento. Eu gostava que houvesse mais locais de lazer, tanto para mais velhos como para mais novos pois é sempre bom ter um bocado de lazer. Agradeço por ter casa onde viver e comida na mesa pois eu sei que nem todos o podem ter.
(Joana Mota)
Gostava que fosse bem grande com várias pessoas e com muitos shoppings grandes e de estilo viking.
(Victor)
Não há muito a dizer, só tenho de agradecer por ter uma casa e ter tudo o que gosto.
(João)
Eu já gosto da minha aldeia tal como é mas tenho medo de me habituar demais porque tenho medo de me mudar outra vez. Eu não mudava nada nesta aldeia, o que eu gosto mais na minha aldeia é os meus animais. ADORO está aldeia :3
(Alexandra Prazeres)
Eu gostava que na minha aldeia as pessoas todas usassem máscara, porque sempre que eu vou andar de bicicleta vejo muitas pessoas sem máscara.
(Rodrigo Rodrigues)
Eu gostava que na minha aldeia as pessoas fossem mais amigas umas das outras. Por exemplo, as minhas vizinhas estão sempre a discutir de manhã mas depois do almoço é sempre mais calmo. Também gostava que toda a gente da minha aldeia se protegesse muito bem e respeitasse todas as normas de segurança. O que eu gosto mais na minha aldeia é ser um sítio pequeno e aconchegante, de ter muitos montes onde eu posso andar de bicicleta ou até brincar.
(Joana, 12 anos, AEJA)